top of page

Extensão Rural

O Projeto de Extensão Rural da Universidade Estadual de Maringá nasceu em 1991, a partir do Protocolo 1.910 da Diretoria de Extensão desta instituição, com o pioneiro intuito de aproximar os estudantes de Ciências Agrárias da realidade presente nas diferentes comunidades do entorno da universidade.

 

Embasado no método de comunicação de Paulo Freire e ainda, na metodologia “learning by doing”, os estudantes se tornam Agentes de Desenvolvimento Local e Territorial quando problematizam, junto às comunidades, os principais entraves ao seu desenvolvimento e, por meio da execução de um evento de Extensão Rural (dias de campo, reuniões técnicas, reuniões práticas, conferências e estratégias de dinamização), propõem soluções aos entraves e ainda, criam bases para que o conhecimento gerado a partir do evento possa embasar futuras ações da comunidade sobre si mesma.

 

Ao longo de 26 anos, mais de 59.000 pessoas estiveram envolvidas em suas atividades, dentre estudantes, agricultores, empresários, gestores públicos e demais atores sociais afetos aos temas da Extensão Rural. Além disso, 259 municípios em três estados diferentes (Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul) foram beneficiados por meio das ações do Projeto de Extensão Rural.

 

Além de formar estudantes de Agronomia e Zootecnia como Extensionistas, a missão do Projeto de Extensão Rural é formar cidadãos conscientes das problemáticas que estão no entorno de sua profissão, dotando-lhes de competências, habilidades e atitudes solidárias para contribuir com o desenvolvimento local e regional sustentável.

2017 CerAUP.

  • Facebook
  • YouTube
  • Localização
bottom of page